Monday, December 01, 2008

Resolver problema ou encontrar solução?

No meio do ano, conheci o blog Estagiaridade.com e troquei emails com o seu publisher, o estudante e estagiário de publicidade Rafa Amaral, sobre um tema em comum: atendimento (assunto de um blog que eu criei, planejei editorialmente mas ainda não publiquei).

(NE: Sei, a frase acima ficou grande. Nem cabe numa tuitada. Péssimo, mas estou num rápido intervalo no trabalho e quero aproveitar para registrar uma nova conversa que tivemos. Aliás, pensando no formato atual, politicamente correto e webdoispontozero de desconferência, creio que tivemos uma desconversa, mesmo. Até pelo aspecto do desencontro. Ok, fim da nota do editor).

Hoje, o Rafa pediu pelo twitter dele dicas de problemas reais para ele fazer estudos de caso como forma de iniciar sua atuação como planner, planejador de cotas de mídia. Enviei uma mensagem direta pedindo MSN. Ele me passou e eu adicionei.

Ele estava ausente. Comecei a falar "sozinho-com-ele" que talvez estivesse falando com outras pessoas. Fato é que entrei numa de divã, comentando casos que experienciei e/ou testemunhei. E isso foi uma metaforma em evolução.


Diego Remus - info&comunic ação diz:
olha, minhas peripécias no munco corporativo, de gestão, consultoria e TI, indicam que ser um resolvedor de problemas foi uma moda (ufa) passageira. melhor é ser encontrador de soluções porque resolver problemas reforça realidades pre-existentes
(mesmo que as corrigindo) e encontrar soluções é mais proativo e inaugura realidades.
para começar a atuar em planejamento, melhor optar pela via 2. se mercados são conversações, a afirmação de objetivos profissionais afeta o metabolismo e a saúde.

(NE: li argumento parecido no "Mavericks at work" e no "Inovadores em ação")

Diego Remus - info&comunic ação diz:
mas ok, minha verve jornalística quer debater case studies de problemas reais. ou, ao menos, os casos (mesmo que ainda não estudados, pois daí sim vc vai estudá-los - certo?)


(Meia hora depois, ele respondeu:)

Rafael Amaral diz:
wow!
Rafael Amaral diz:
gostei do ponto de vista

Diego Remus - info&comunic ação diz:
faço "isso" como terapia. estou até blogando NESTE MOMENTO sobre ESTA experiência.

Rafael Amaral diz:
opa, manda link que quero ver ;D

Diego Remus - info&comunic ação diz:
deixa o google alerts te avisar

Diego Remus - info&comunic ação diz:
tá, vc tá falando especificamente de media planning?

Rafael Amaral diz:
strategic ou digital. como é início, os dois lados me encantam. a dica de case studies ao "harvard model" veio do GP.

Diego Remus - info&comunic ação diz:
serve "spontaneous media" planning?

Rafael Amaral diz:
hahaha, sim sim

Diego Remus - info&comunic ação diz:
a gente pega a sua dor de negócio, o seu problema (casos de problema, para estudar) e problematiza ao extremo, o próprio fato de ele ser um problema. daí aparece com algo tipo "spontaneous media" planner.

Rafael Amaral diz:
sim. e num case só vc consegue mostrar como funciona teu raciocínio.

Diego Remus - info&comunic ação diz:
há dois caminhos: o certo e o inovador. mas se só houver um errado, este não é o inovador. #aitoloko. a coisa se demonstra em si mesma, uma metaforma.

Rafael Amaral diz:
gostei

Diego Remus - info&comunic ação diz:
e, claro, pós-modernamente sofremos de adlingüisticidade. a começar por quem entende isso. se perguntar, hmm, sinal de que tmb deve sofrer. (gente, to loko mesmo).

Rafael Amaral diz:
hahahahah

Diego Remus - info&comunic ação diz:
MÃI KERO SERU M TALKHSOW

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